Economia

Milionários mais ricos, multimilionários mais ‘pobres’, diz estudo

dinheiroDe acordo com o ‘World Wealth Report 2012’, o mundo tem cerca de 11 milhões de milionários ou multimilionários, sendo que o património dos primeiros aumentou 1,1 por cento e a riqueza dos segundos decresceu 4,9 pontos percentuais.

Estudo sobre distribuição da riqueza e prejuízos nas fortunas, em tempos de retração económica, mostra que havia mais milionários no mundo, em 2011, comparativamente com o ano anterior. Apesar de se tratar de um aumento pouco expressivo (0,8 por cento), a verdade é que os ricos sobreviveram à crise.

Recorde-se que em 2010 o número de milionários crescera de modo expressivo: mais 8,3 por cento. Também nesse ano o mundo estava em crise, ainda que o preço dessa crise não fosse pago por todos.

Há no mundo, hoje, cerca de 11 milhões de milionários (pessoas com altos rendimentos, mas que não ultrapassam os cinco milhões de dólares). E estes estão mais ricos, ao contrário dos multimilionários (pessoas com mais de cinco milhões de dólares), que perderam 4,9 por cento das suas fortunas. Somente o Médio Oriente escapou a este ‘beliscão’ na riqueza global dos multimilionários.

O 16.º ‘World Wealth Report 2012’ – que foi publicado nesta quarta-feira pela Capgemini, uma consultora financeira – assinala uma curiosidade, que está relacionada com a localização do grande capital. A Ásia-Pacífico tornou-se na região do mundo que conta mais milionários, com um terço do total (3,37 milhões). O número de milionários nesta região aumentou 1,6 por cento, durante 2011, graças ao contributo da China.

Na América do Norte há 3,35 milhões de donos de grandes fortunas, menos do que na Ásia. No entanto, a concentração de riqueza é maior nesta zona do globo do que no oriente (11,4 mil milhões de dólares, em contraste com os 10,7 mil milhões de dólares da Ásia-Pacífico).

Assim, a lista de países com maior concentração de milionários é liderada pelos EUA, à frente de Japão e Alemanha, por esta ordem. Estes três países concentram mais de metade da riqueza dos milionários de todo o mundo.

Em destaque

Subir