Mundo

Milhares manifestam-se em Espanha por pensões dignas

Cerca de 30 mil pessoas, na sua maioria pensionistas, manifestaram-se este sábado nas ruas de Barcelona para exigir um aumento das pensões, lançando duras críticas ao governo de Mariano Rajoy.

Levada a cabo pela Marea Pensionista de Catalunha, com o apoio dos sindicatos CCOO y UGT, a manifestação começou pelas 11h00 deste sábado (menos uma em Lisboa) ma Praça Urquinanona rumo à delegação do Governo da Catalunha, onde foi lido um manifesto contra as políticas sociais dos últimos governos.

O crescimento da economia espanhola – cerca de três por cento – bem como o aumento de um por cento nos preços, levaram a que milhares de manifestantes saíssem às ruas para expressar o seu desagrado pelo aumento de apenas 0,25 por cento das pensões, além da denunciarem o empobrecimento dos pensionistas.

Apesar da chuva intensa, os manifestantes de Madrid entoavam gritos como “mais pensões menos ladrões” ou “nem a chuva nem o vento detém este movimento”.

Além de Barcelona e da capital espanhola, a revolta sentiu-se também nas cidades de Tarragona, Lleida, Girona, Tortosa, Reus e Granollers, onde se pedia a “demissão de Rajoy”.

Em destaque

Subir