Mundo

Milhares de pessoas retiradas no México devido ao furacão Willa

Milhares de pessoas foram retiradas, entre elas turistas, devido ao impacto iminente do furacão Willa nas costas dos estados mexicanos de Sinaloa e Nayarit, informou hoje a Coordenação da Proteção Civil do Governo.

“Cerca de 50 por cento da população das zonas vulneráveis foi retirada”, afirmou Luis Filipe Puente, responsável pela coordenação, que confirmou que 40 mil estão em refúgios nestes estados e que uma quantidade de pessoas ainda maior optou por ficar em casas de amigos e familiares.

O furacão Willa, agora de categoria 3, tem ventos sustentados de 195 quilómetros por hora e rajadas que podem chegar aos 240 quilómetros e, na mais recente atualização, estava a 80 quilómetros a sudoeste de Escuinapa, em Sinaloa, e a 80 quilómetros a norte das Ilhas Marias, informou o Serviço Nacional Meteorológico.

O furacão está a deslocar-se a uma velocidade de 17 quilómetros por hora e é esperado que toque terra nas próximas horas, nas proximidades de Escuinapa, caso mantenha a sua atual trajetória.

Os meteorologistas alertam que o furacão Willa vai provocar ventos fortes, chuvas e possíveis inundações e deslizamentos de terras.

Mais a sul do México, a tempestade tropical Vicente continua a causar chuvas fortes, existindo registo de pelo menos 11 vítimas mortais, confirmou Luis Filipe Puente.

Em destaque

Subir