Ralis

Mikko Hirvonen na liderança do Rali de Portugal após percalços dos pilotos da Ford

rali_hirvonenAs reviravoltas surpreendentes continuam no Vodafone Rali de Portugal, já que depois do acidente de Sebastien Loeb na noite de quinta-feira os pilotos da Ford, Jari-Matti Latvala e Petter Solberg, que ocupavam as duas primeiras posições da prova, também socumbiram às ratoeiras das classificativas algarvias.

O nevoeiro e a chuva que caiu no sul do país foram responsáveis pelos percalços dos pilotos da Ford, pois Latvala e Solberg despistaram-se em classificativas consecutivas. O finlandês perdeu o controlo do seu Focus WRC na quinta especial, para ser imitado pelo norueguês no troço seguinte.

Isto fez com que Mikko Hirvonen, que se encontrava no terceiro posto e tinha até agora evitado os percalços dos seus adversários, herdasse a liderança do rali, apesar de perder cerca de 12 segundos para um motivado Evgeny Novikov na sétima especial.

“Estava muito, muito nevoeiro, e havia também bastante lama, e nem posso acreditar como devagar andamos nestas condições. Mas o piso está demasiado escorregadio e a cada curva temos dificuldades. Não quero correr riscos”, afirmou o finlandês da Citroën ao final da manhã.

Apesar de alguns problemas nos intercomunicadores, Novikov ganhou preciosos segundos a Mads Ostberg na sétima especial, tirando também partido do facto do norueguês ter sofrido um furo.

Patrik Sandell evitou problemas que lhe permitiram elevar o seu Mini JCW WRC à 11.ª posição, tal como Martin Prokop e Nasser Al-Attiyah, que surpreenderam ao guindarem-se ao top seis da classificação. Prokop beneficiou de ser o segundo a passar na estrada para conseguir o segundo tempo nas quinta e sexta classificativas.

Jari Ketomaa chegou a rodar na quinta posição, mas um problema de motor no seu Ford Focus WRC custou-lhe vários minutos e atirou-o para o 10.º posto no final da manhã.

Nas três passagens matinais Dani Sordo – que voltou à prova através do sistema super-rali, depois dos problemas elétricos da véspera – foi o mais rápido, tirando partido do facto de ser o primeiro a passar na estrada. O minuto ganho aos seus adversários permitiu-lhe recuperar até ao 13.º lugar da classificação geral.

Uma situação bastante semelhante à de Armindo Araújo que também esteve entre os mais rápidos, apesar do erro de notas que lhe custou uma saída de estrada na véspera e que o atirou para fora do top 20, mas que está agora mais perto dos pontos.

Quem também já está fora de prova é Ott Tanak e Thierry Neuville, que arrancaram para a tirada matinal em quarto e quinto, respectivamente, mas que acabaram vítimas das condições do terreno.

Classificação após a 7.ª classificativa

1.º Mikko Hirvonen (Citroen DS3 WRC) 1h20m01.7s
2.º Evgeny Novikov (Ford Focus WRC) a 36.3s
3.º Mads Ostberg (Ford Focus WRC) a 41.8s
4.º Patrik Sandell (Mini JCW WRC) a 3m07.2s
5.º Martin Prokop (Ford Focus WRC) a 3m25.8s
6.º Nasser Al-Attiyah (Citroen DS3 WRC) a 3m46.9s
7.º Peter van Merksteijn (Citroen DS3 WRC) a 3m50.8s
8.º Dennis Kuipers (Ford Focus WRC) a 4m41.1s
9.º Sebastien Ogier (Skoda Fabia S2000) a 5m45.1s
10.º Jari Ketomaa (Ford Focus WRC) a 5m52.3s

Em destaque

Subir