Ralis

Mikko Hirvonen lidera Rali de Itália após abandonos de Loeb e Latvala

Hirvonen1x210Mikko Hirvonen lidera o Rali de Itália disputado que foi o primeiro dia de prova, marcado já pelos abandonos de dois favoritos, Sebastien Loeb e Jari-Matti Latvala, devido ambos a despistes.

Hirvonen1O campeão do Mundo iniciou o rali ao ataque, conseguindo ganhar vantagem de um segundo sobre Hirvonen, antes de uma saída de estrada partir a direção do seu Citroën DS3 WRC e o afastar da luta pela vitória.

“Batemos em algumas pedras do lado de fora de uma curva. Senti que a direção foi danificada, apesar de termos tentado continuar. Mas tivemos que parar. O despiste deveu-se a um erro nas nossas notas para aquele local da classificativa”, explicou Loeb.

Já Jari-Latvala ficou fora de contenda quando saiu de estrada na quarta classificativa. Um despiste que acabou por danificar o radiador do seu Ford Fiesta WRC.

Mas os incidentes do primeiro dia não se ficaram por aqui, uma vez que também Thierry Neuville, que chegou a ocupar a quarta posição no começo do rali, capotou o seu Citroën DS3.

Tudo isto jogou em favor de Mikko Hirvonen, que terminou a manhã com 25,8 segundos de vantagem sobre Petter Solberg, agora o único piloto oficial da Ford em prova.

Ambos começaram a prova com bastantes cautelas, tirando também partido da disputa pela terceira posição, que manteve Mads Ostberg e Evgeny Novikov entretidos durante a tirada matinal, ao ponto do norueguês e o russo estarem separados apenas por sete segundos após cinco classificativas.

Só que a parte da tarde reservava mais surpresas, bem amargas para o clã da Ford, que viu o seu segundo carro despistar-se com violência. No troço de Torgu-Osilo Petter Solberg perdeu o controlo do seu Fiesta WRC, danificando bastante a dianteira do carro.

Como consequência Hirvonen ficou mais à vontade na liderança, terminando o dia com mais de um minuto sobre o segundo classificado, que passou a ser o russo Novikov, que beneficiou dos problemas de diferencial no Fiesta WRC de Mads Ostberg. O qual caiu para o quinto posto, já a mais de três minutos do seu rival.

Novikov1O jovem Ott Tanak foi o grande beneficiado com o azar do piloto da Adapta Ford, já que depois de na fase matinal ter garantido uma margem de segurança para os seus mais directos adversários, Chris Atkinson e Sebastien Ogier, o estoniano reforçou essa diferença na parte da tarde.

Ogier viria a conseguir uma ligeira vantagem sobre Atkinson, acabando a tirada 19 segundos à frente do australiano, para quem o outro piloto da Volkswagen Motorsport passou a ser uma preocupação. É que Andreas Mikkelsen terminou o dia a menos de cinco segundos do piloto do Mini preto.

Classificação após a 8ª classificativa

1.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lethtinen (Citroen DS3 WRC) 1h56m25,5s
2.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford Fiesta RS WRC) + 1m09,6s
3.º Ott Tanak/Kuldar Sikk (Ford Fiesta RS WRC) + 2m18,3s
4.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia ( Skoda Fabia S2000) + 3m35,7s
5.º Chris Atkinson/ Stéphane Prevot (Mini JCW WRC) + 3m54,9s
6.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Skoda Fabia S2000) + 4m40,3s
7.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta RS WRC) + 4m46,0s
8.º Martin Prokop/Zdenek Húrza (Ford Fiesta RS WRC) + 7m13,0s
9.º Karl Kruuda/Martin Jarveoja (Ford Fiesta RS WRC) + 8m26,2s
10.º Petter Solberg/Chris Patterson (Ford Fiesta RS WRC) + 10m15,7s

Em destaque

Subir