Mundo

Mike Pompeo nega autoria de artigo anónimo sobre administração Trump

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, negou hoje ser o autor do artigo de opinião anónimo que afirma existir, na Casa Branca, uma “resistência” interna para frustrar as “piores inclinações” do Presidente Donald Trump.

Mike Pompeo falava hoje aos jornalistas, em Nova Deli, após um encontro com autoridades indianas.

“Não é meu”, disse Pompeo, adiantando que “não devia ser surpresa” a publicação de “tal artigo” pelo New York Times.

O New York Times publicou, na quarta-feira, um artigo anónimo, adiantando ser da autoria de um alto funcionário da Administração Trump.

No artigo, o referido responsável diz fazer parte da “resistência interna” que trabalha para frustrar “as piores inclinações” do presidente norte-americano.

Mike Pompeo considerou que, se o artigo foi de facto escrito por um alto funcionário da administração, o jornal não deveria dar crédito às “falsas” alegações de um “ator descontente”.

Pompeo acusou os media de tentarem sabotar a administração Trump, o que classificou como “incrivelmente perturbador”.

O jornal justificou a publicação anónima do artigo por ser “a única forma de dar uma perspetiva importante” aos seus leitores.

Numa reação, quarta-feira, através da sua conta no Twitter, Donald Trump defendeu a divulgação do nome do autor do texto.

“Se essa pessoa anónima cobarde existe, o Times deve, por razões de segurança nacional, entregá-lo(a) ao Governo imediatamente”, disse.

“Então o fracassado New York Times tem uma coluna anónima? Dá para acreditar? Anónima. O que quer dizer cobarde. Uma coluna cobarde”, disse ainda Donald Trump, numa outra reação, durante uma reunião na Casa Branca com congressistas.

Por seu lado, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, exigiu ao autor do texto que se “demita”.

O quadro da Casa Branca revelou, no texto, que um amplo grupo de funcionários que trabalham para o Presidente se esforça conjuntamente para anular algumas das políticas que consideram mais gravosas.

O artigo começa por sublinhar que o maior desafio que Trump enfrenta é que “muitos funcionários seniores da sua Administração estão a trabalhar diligentemente, por dentro, para frustrar parte dos seus objetivos e das piores tendências”.

Esta é a primeira vez que o Times, que diz querer proteger a identidade do autor para evitar a sua expulsão da Administração, publica um artigo de opinião de uma fonte que mantém o anonimato.

O autor do texto esclarece, por outro lado, que os esforços para anular algumas das iniciativas de Trump não partem de uma “resistência popular da esquerda”.

“Queremos que a Administração tenha êxito e queremos que muitas das políticas tenham eco e que os EUA sejam mais seguros e prósperos”, concretiza a fonte.

Sustentou que o grupo de funcionários atua contra as políticas de Trump porque o Presidente continua a atuar “em detrimento da saúde da República”.

“Por ela, muitas das pessoas designadas por Trump juraram fazer o possível para preservar as nossas instituições democráticas”, sublinha.

No texto refere-se que a raiz do problema da atual Administração norte-americana é a falta de moralidade do Presidente e sustenta-se que, apesar de ter sido eleito como representante do partido republicano, não defende as ideias dos conservadores, como a liberdade de pensamento ou a liberdade do mercado.

Em destaque

Subir