África

Miguel Sousa Tavares no festival literário Morabeza em Cabo Verde

O escritor português Miguel Sousa Tavares é um dos convidados para a segunda edição do festival literário Morabeza, que acontece em outubro na ilha cabo-verdiana de São Vicente, anunciou hoje o ministro da Cultura de Cabo Verde.

Abraão Vicente fez o anúncio, na cidade da Praia, após uma cerimónia de renovação do protocolo com uma operadora móvel do país para a promoção do livro, da leitura e da literatura nacional e lusófona.

Na mesma ocasião, o titular da pasta da Cultura cabo-verdiano anunciou que outros escritores já com presença confirmada no evento são os conterrâneos Germano Almeida, Vera Duarte, Dina Salústio, Moacyr Rodrigues e o também Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

A escritora norte-americana de ascendência cabo-verdiana Shauna Barbosa também será outras das convidadas, bem como o ator brasileiro Lázaro Ramos.

Citado pela Inforpress, Abraão Vicente considerou que presença do “famoso” ator, apresentador televisivo e “opinion maker” Lázaro Ramos vai fazer a “devida promoção” de Cabo Verde como destino turístico, mas também como “terra da morabeza”.

Já Shauna Barbosa, adiantou o governante, vai apresentar o seu livro “Cabo Verde Blues” durante o festival literário.

O ministro disse que o Morabeza vai proporcionar uma semana de “grande qualidade” literária, com “grandes autores” cabo-verdianos e estrangeiros, com a “dupla visão” de promover a literatura cabo-verdiana, “mas sempre de portas abertas para o mundo”.

A primeira edição do Morabeza – Festa do Livro, promovida pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas e pela Biblioteca Nacional de Cabo Verde, foi realizada em novembro do ano passado na cidade da Praia e foi organizado pela empresa portuguesa Booktailors.

O evento juntou cerca de 40 escritores lusófonos na capital cabo-verdiano, com um programa de conferências, mesas redondas, visitas de escritores às escolas, lançamentos de obras e uma feira do livro.

0Shares

Mais partilhadas da semana

Subir