Nas Notícias

Miguel Relvas dá nome a avenida lisboeta, em sátira ao ‘herói da liberdade de expressão’

miguel relvas4Algumas simbólicas ruas e avenidas de Lisboa acordaram hoje rebatizadas, com Miguel Relvas e Passos Coelho a serem alvo desta sátira. Avenida da Liberdade ou a Praça dos Restauradores passaram a ter nomes de figuras do Governo, como forma de assinalar com humor os dois anos de legislatura.

Algumas das mais simbólicas avenidas, praças e ruas da baixa de Lisboa viram os seus nomes adulterados, com as placas originais a darem espaço a alguns membros do Governo, em funções e demitidos.

A Avenida da Liberdade passou a chamar-se Avenida Miguel Relvas, que surge na placa irónica e humorística como o “herói da liberdade de expressão” – numa alusão às polémicas com jornalistas que o ex-ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares se viu envolvido.

Já a Praça dos Restauradores passou a chamar-se Praça Pedro Passos Coelho, que surge com o ‘cognome’ de “restaurador da independência financeira de Portugal”. O primeiro-ministro foi visado nesta crítica, pelo facto de levar a cabo medidas determinadas pela troika.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, batizou a Rua Augusta, enquanto o consultor do Governo António Borges dá nome à Rua do Ouro, como responsável pelas privatizações. Carlos Moedas também consta da toponímia de Lisboa, com a Rua Carlos Moedas, denominado como “zeloso guardião do ajustamento”.

Esta adulteração de avenidas, praças e ruas simbólicas de Lisboa surge como manifestação irónica contra o Governo, que cumpre dois anos de mandato. As placas já foram retiradas, na manhã de hoje, mas vêm confirmar que a originalidade marca cada vez mais os protestos contra o executivo.

Em destaque

Subir