Motociclismo

Miguel Oliveira vence na Austrália em ‘dobradinha’ da KTM

Miguel Oliveira fez história este domingo ao vencer o Grande Prémio da Austrália de Moto 2, disputado no Circuito de Phillip Island, tornando-se no primeiro piloto português a triunfar na categoria intermédia do Campeonato do Mundo de Velocidade em motociclismo.

Oliveira impôs-se numa corrida de antologia, diante do seu companheiro de equipa Brad Binder, que assim garantiu a ‘dobradinha’ para equipa Red Bull KTM Ajo.

Miguel largou da terceira posição mas subiu para a liderança no momento da partida, levando Binder atrás de si, enquanto que Franco Morbidelli, o líder do campeonato, se colocava no terceiro posto, deixando para trás Marcel Schrotter e Mattia Pasini.

Morbidelli conseguiu ainda passar o sul-africano da KTM, mas este reagiria e conseguiu recuperar o segundo posto, enquanto Oliveira se manteve de ‘pedra e cal’ na primeira posição.

Depois Miguel Oliveira aproveitou o duelo entre Brad Binder e Franco Morbidelli para se destacar na frente da corrida, ganhando mais de cinco segundos quando o seu companheiro de equipa cometeu um ligeiro erro e foi novamente ultrapassado pelo comandante do campeonato.

Binder conseguiria depois deixar Morbidelli para trás e tentar uma aproximação a Oliveira, enquanto Morbidelli ficava na terceira posição, depois de Takaaki Nakagami, que chegou a andar pelo segundo posto, ter caído.

Ao vencer Miguel Oliveira ‘saltou’ para o terceiro lugar do campeonato, agora com 191 pontos, aproveitando o facto de Alex Marquez não ter ido além da sexta posição na prova australiana.

“Foi a corrida mais longa da minha vida. A três voltas do final começou a chover e eu tinha seis segundos de vantagem. Nessa altura fui cauteloso e essa diferença começou a diminuir o que me deixou nervoso. Estou muito feliz pela minha equipa. Esta é a minha primeira vitória em Moto2 e a primeira para a KTM, e espero que não seja a última”, afirmou o piloto de Almada após a prova.

Classificação final

1º Miguel Oliveira (KTM) 39m25,920s
2º Brad Binder (KTM) + 2,974s
3º Franco Morbidelli (Kalex) + 3,846s
4º Jesko Raffin (Kalex) + 7,348s
5º Xavi Vierge (Tech3) + 7,403s
6º Alex Marquez (Kalex) + 12,125s
7º Simone Corsi (SpeedUp) + 12,217s
8º Dominique Aegerter (Suter) + 12,244s
9º Sandro Cortese (Suter) + 12,475s
10º Thomas Luthi (Kalex) + 12,605s

Em destaque

Subir