Motociclismo

Miguel Oliveira faz história ao ganhar o Grande Prémio de Itália

MiguelOliveiraItalia515

Desta vez não houve quedas, não houve quem o atirasse para o chão. Miguel Oliveira venceu mesmo. O piloto português fez história ao vencer o Grande Prémio de Itália de Moto 3. A primeira vez que um piloto luso ganhou uma prova do campeonato do mundo de velocidade em motociclismo.

Apesar de largar para a corrida deste domingo apenas do 11.º lugar da grelha de partida, por força de uma qualificação onde não conseguiu contar com os ‘cones de ar’ tão necessários no circuito de Mugello, Miguel fez uma prova de trás para a frente.

Nas primeiras voltas chegou a perder algumas posições, rodando fora do top dez, mas pouco depois iniciou a sua ascensão aos lugares da frente, e a meio da corrida o piloto português da KTM já seguia com os primeiros, passando mesmo para a liderança.

MiguelOliveiraItalia715

Envolvido num grupo muito combativo, onde figuravam Enea Bastianini, Romano Fenati, Francesco Bagnaia e Efren Vasquez, Miguel Oliveira conseguia sair melhor das curvas no ‘miolo’ do circuito. Fato decisivo se quisesse defender-se dos seus adversário na parte final da pista italiana.

Danny Kent, o líder do campeonato que durante grande parte da corrida seguiu fora do top dez, aproximou-se das posições cimeiras nas últimas voltas, e como vem sendo habitual preparou-se para desferir o seu ‘assalto’ à primeira posição. Só que o piloto português estava sobreaviso, defendeu-se e saiu da última curva à frente do inglês da Leopard conseguindo batê-lo por 71 milésimas de segundo.

MiguelOliveiraItalia415

A ‘portuguesa’ ouviu-se pela primeira vez num pódio do ‘mundial’ de velocidade, depois de uma prova que vai ficar para sempre na memória de muitos fãs que seguem a carreira do piloto da Charneca da Caparica.

Classificação
1.º Miguel Oliveira (KTM) 39m39,510s
2.º Danny Kent (Honda) + 0,071s
3.º Romano Fenati (KTM) + 0,127s
4.º Francesco Bagnaia (Mahindra) + 0,130s
5.º Enea Bastianini (Honda) + 0,200s
6.º Niccolò Antonelli (Honda) + 0,381s
7.º Jorge Navarro (Honda) + 1,498s
8.º Isaac Viñales (Husqvarna) + 1,576s
9.º Alexis Masbou (Honda) + 1,985s
10.º Brad Binder (KTM) + 2,139s

Em destaque

Subir