Motociclismo

Miguel Oliveira brilha na sua primeira qualificação no MotoGP

Miguel Oliveira esteve em grande plano na sua primeira qualificação num Grande Prémio de MotoGP, ao ser um dos melhores pilotos das KTM.

A posição de largada para a prova que domingo se disputa no Qatar, 17º, é quase irrelevante face à performance do piloto português da equipa Red Bull Tech3.

Sabia-se de antemão que seria a Miguel muito complicado passar à segunda qualificação, mas na primeira fez o sétimo tempo, que se não lhe deu o ‘passaporte’ para a fase seguinte, pelo menos o segundo melhor entre os pilotos que tripulavam as KTM, ficando a oito décimas de Cal Crutchlow, o mais veloz da Q1.

“Não consegui fazer uma melhor volta do que fiz na qualificação. Não fiz ideia da posilção mas na última saída para a pista houve um bocado de confusão com os pilotos à minha frente e não pude dar o máximo para fazer uma volta ‘limpa’”, contou o piloto português após a sessão.

Miguel Oliveira mostra-se algo desiludido, porque sabia que podia fazer melhor: “Estou um pouco dececionado por o que aconteceu, mas por outro lado sinto-me contenta com a sexta linha da grelha. Penso que é uma boa posição para partir para a minha primeira corrida e ficar mais perto do nosso objetivo, que é terminar nos pontos. Vamos ver”.

Percebeu-se que há margem de progressão, pois o piloto de Almada ficou a três décimas de Pol Esparagaró, o melhor dos homens das KTM, numa qualificação que acabou por dar a ‘pole position’ a Maverick Viñales, aos comandos de uma das Yamaha oficiais.

O espanhol vai dividir a primeira linha para a corrida de domingo com Andrea Dovizioso, da Ducati, e o Campeão do Mundo Marc Marquez, da Honda, que viu o seu novo ‘recruta’, Jorge Lorenzo, cair e ficar pela 15ª posição da grelha.

Resultado da qualificação

1º Maverick Viñales (Yamaha) 1m53,546s

2º Andrea Dovizioso (Ducati) 1m53,744s

3º Marc Marquez (Honda) 1m53,745s

4º Jack Miller (Ducati) 1m53,809s

5º Fabio Quartararo (Yamaha) 1m53,946s

6º Cal Crutchlow (Honda) 1m54,095s

7º Danilo Petrucci (Ducati) 1m54,200s

8º Franco Morbidelli (Yamaha) 1m54,236s

9º Takaaki Nakagami (Honda) 1m54,239s

10º Alex Rins (Suzuki) 1m54,257s

17º Miguel Oliveira (KTM) 1m54,740s

Mais partilhadas da semana

Subir