Motores

Miguel Matos e Duarte Carvalho repartem triunfos em Braga

Miguel Matos e Duarte Carvalho foram os vencedores das duas corridas da Fórmula Ford Portugal que se disputaram no passado fim de semana na pista Vasco Sameiro, em Braga, integrando o programa do Circuito da Primavera.

No entanto o segundo confronto foi o mais emocionante, já quefoi até ao último centímetro que se discutiu a vitória na segunda corrida da jornada da Fórmula Ford Portugal que se realizou hoje em Braga.

Na qualificação, Miguel Matos, que já tinha ganho no Autódromo Estoril, mostrou que se estreava a competir em Braga com vontade de ganhar. O piloto de Guimarães conquistou a pole-position, enquanto Diogo Sousa e Duarte Carvalho garantiram o segundo e o terceiro postos.

Na partida para a primeira corrida, Diogo Sousa foi mais lesto e saltou para a frente do pelotão aguerrido que encheu a grelha da pista minhota. Mas Miguel Matos, que perdeu tempo no arranque, não desmoralizou e só descansou quando voltou à frente da prova.

Novamente líder, controlou a concorrência e garantiu o segundo triunfo do ano. Duarte Carvalho, que tinha saído de terceiro, andou bastante tempo em quarto, atrás de Hugo Hernandez. Mas neste confronto de rookies, o piloto do D&D F01 começou a ter problemas na caixa de direcção e atrasou-se. Entretanto, Carvalho já o tinha superado para vencer a categoria e acabar no pódio dos Zetec.

Miguel Lobo ficou “às portas” do pódio enquanto Duarte Pires, que também tinha ganho no Estoril, foi quinto. Tiago Pereira a classe VJ8 e foi segundo entre os rookies, enquanto André Castro Pinheiro ficou com o terceiro posto na classificação para estreantes. Paulo Vieira venceu a classe VJ16 e João Paulo Matos subiu ao pódio com a vitória nos Kent70. Destaque para Rosário Sottomayor. A piloto que voltou a uma competição em que já foi campeã, em 1993, mostrou o porquê da sua rica carreira com o triunfo entre os Super Tuga.

Na segunda corrida do dia, a história foi completamente diferente. Miguel Matos voltou a falhar na partida. Depois da penalização por falsa partida no Estoril, o vimaranense esteve menos rápido a arrancar. Ainda se manteve entre os da frente, mas envolveu-se com um adversário na abordagem à primeira curva e caiu para último. Com o nível competitivo tão alto, a possibilidade de vencer estava praticamente posta de parte.

Sem Miguel Matos na discussão pelo triunfo, Diogo Sousa, Duarte Carvalho e Duarte Pires foram os protagonistas. Só a cinco minutos do fim, o último perdeu o comboio dos outros dois. Neste duelo frenético, Diogo Sousa chegou a estar, por várias vezes, na frente, mas no final de cada volta era Carvalho que surgia em primeiro para alcançar o primeiro triunfo absoluto da carreira na Fórmula Ford Portugal.

Os dois ficaram separados por apenas 0,102s (!!!), enquanto Duarte Pires chegou em terceiro e somou importantes pontos na luta pelo título. Para além de Miguel Matos, que recuperou de último a quarto – pelo meio fez a melhor volta –, também Hugo Hernandez foi protagonista de uma recuperação épica. O piloto tinha saída do final da grelha, mas ainda conseguiu terminar em quinto, ser o segundo melhor rookie e vencer a categoria Super Tuga.

Em destaque

Subir