Tecnologia

Microsoft: Windows 7 ganha cada vez mais terreno ao XP

microsoftAs estatísticas são avançadas pela Net Aplications e demonstram que o Windows XP caiu bastante em número de utilizadores no ano de 2011. No sentido inverso, o Windows 7 ganha cada vez mais mercado.

A Microsoft continua dona e senhora do mercado dos sistemas operativos para computador. A empresa criada por Bill Gates detém o reinado, mas na verdade os problemas entre os produtos Windows são vários.

O mais utilizado continua a ser o Windows XP, que chega ao final do ano com uma cota de cerca de 48 por cento, a nível global. Na segunda posição está o Windows 7, que ganhou terreno mês após mês senão vejamos:

A cota de mercado do XP em fevereiro era de 57 por cento. Em 10 meses o sistema operativo caiu quase 10 pontos percentuais. Valor que foi ganho precisamente pelo seu irmão mais velho. O Windows 7 iniciou o ano com uma cota de 24 por cento e entra em 2012 com 34 ou seja, a questão não é de facto que o XP seja mau, pelo contrário, é considerado uma das melhores versões do Windows. Contudo, há cada vez mais utilizadores Microsoft a migrarem para a nova e última versão.

Logo atrás destes dois vem o Windows Vista, considerado por muitos um fracasso, mas que nem por isso deixa de ter uma cota mercado na ordem dos 8 por cento, valor com que chegou ao final de 2011. Mesmo assim, perdeu cerca de 3 pontos desde fevereiro de 2011.

A Apple, principal concorrente da Microsoft, segue na cauda começando 2012 com uma cota de 3,55 por cento, no Mac OS X 10.6, e 1,86, no Mac OS X 10.7.

A cota de mercado de utilizadores com sistemas operativos diferentes dos da Microsoft ou da Apple foi de 2,94 por cento em 2011.

A Microsoft deverá apresentar este ano o novo Windows 8.

Em destaque

Subir