Tecnologia

Microsoft: Qual a (des) vantagem de ter a Cortana no iOS?

cortana_ios_appl

A Microsoft está a implementar todos os seus serviços e aplicações nas plataformas concorrentes, nomeadamente no Android e no iOS. São os casos do OneDrive, Office, Outlook e, mais recentemente da Cortana, o seu assistente pessoal.

A Cortana, o assistente pessoal da Microsoft que compete diretamente com a Siri, presente no iPhone, vai chegar, brevemente, à plataforma da Apple. Com isto, passa o iPhone a ter mais um recurso, um recurso que o distingue, cada vez mais, da concorrência.

Devemos lembrar que dessa concorrência faz parte a própria Microsoft, através do Windows Phone (Windows 10 Mobile). Mas afinal, que vantagens tem para a Microsoft lançar a Cortana numa plataforma concorrente?

A Microsoft cedo mostrou que quer ter todos os seus serviços em várias plataformas, por forma a cativar todos os utilizadores possíveis. Aparentemente isto faz algum sentido, uma vez que a Microsoft sempre foi uma marca conhecida por desenvolver software.

No entanto, a marca de Redmond adquiriu a Nokia, passou também a ter o seu próprio hardware, passando a competir diretamente com a Apple.

Se esquecermos o facto de a Microsoft querer ter todas as suas aplicações em várias plataformas e pensarmos que a mesma serve para mostrar aos utilizadores que também existem bons serviços na sua, esta poderá não ser uma boa ideia.

Afinal de contas, o Windows Phone continua a ser parco em aplicações, não ganhando muitos utilizadores (segundo os mesmos) por causa desse ‘vazio’. Levar o que de melhor tem para os concorrentes pode funcionar num sentido inverso. Ou seja: se no iOS temos aplicações para tudo e mais alguma coisa e, como bónus, temos o melhor da Microsoft, porque haveríamos de trocar para o Windows?

 

Em destaque

Subir