Tecnologia

Microsoft multada em 860 milhões por ‘abusar’ com o Windows

microsoftO processo já é conhecido há oito anos mas só agora parece ter chegado à sua conclusão. Comissão Europeia considera que Microsoft cobrou de mais a empresas terceiras, responsáveis pelo desenvolvimento de software para Windows.

A Microsoft, criadora do Windows, o sistema operativo mais conhecido do planeta, acaba de saber que está obrigada a pagar 860 milhões de euros de multa por ter ‘abusado’ da concorrência.

O verbo ‘abusar’ é o mais indicado neste processo, visto que a Comissão Europeia concluiu esta semana que a gigante norte-americana obrigou, durante anos, empresas de software a pagarem taxas demasiado elevadas para conseguir o acesso a informações do Windows.

Basicamente, para o desenvolvimento de novos programas, essas mesmas empresas precisavam de informação base do sistema principal. Ora, para obter essa mesma informação, segundo a UE, a Microsoft cobrou um preço demasiadamente elevado. Este processo já se prolonga desde 2004.

Em 2008, a companhia já havia sido condenada a pagar 899 milhões de euros, mas vê agora a multa descer quase 40 milhões.

O ano passado, a Microsoft apresentou recurso sobre o caso, procurando anular a decisão da Comissão Europeia ou, no mínimo, conseguir um ‘desconto’ na multa a pagar, algo que conseguiu agora, embora não deixe de se tratar de uma das maiores condenações monetárias alguma vez vista na história da tecnologia.

Em destaque

Subir