Tecnologia

Microsoft: Está aí o novo Windows 8, agora sem botão ‘Iniciar’

windows 8 4Empresa norte-americana lança novo sistema operativo virado para o segmento da mobilidade. Falta do famoso botão ‘Iniciar’ é uma das principais novidades.

A Microsoft apresentou ao mundo, esta quinta-feira, 25 de outubro, o novo Windows 8. A empresa norte-americana desenhou este sistema operativo tendo como principal objetivo o mercado móvel, dos tablets e dos smartphones.

As principais novidades estão na estrutura do próprio sistema. Os famosos ícones no ambiente de trabalho dão agora lugar a uma zona preenchida na totalidade, com botões grandes e atalhos rápidos. Só por aqui, percebe-se claramente que a plataforma foi desenhada para ser bastante usual para os dispositivos com touch screen.

Outra das principais novidades, já muito comentada por especialistas, é a ausência do botão ‘Iniciar’, uma funcionalidade que foi na verdade a imagem de marca dos produtos Windows durante anos.

A Microsoft procurou sobretudo criar um sistema leve, capaz de iniciar-se em poucos segundos, e acessível em qualquer parte e em qualquer dispositivo. A gigante tecnológica dá destaque ao seu serviço de cloud Skydrive. Assim, o utilizador poderá dispensar muito espaço em disco e interagir com os seus ficheiros a partir da nuvem. Quase que obrigatória é claro uma ligação estável e rápida à Internet.

Trata-se na verdade de uma estrutura nunca antes vista do mais famoso sistema operativo do mundo. O novo Windows 8 é com toda a certeza o virar da página da Microsoft nesta área.

Segue-se agora a comercialização e adaptação dos utilizadores. A gigante norte-americana parece ter já a sua meta definida: “Esperamos atingir cerca de mil milhões de pessoas com o novo Windows 8”, revela Steven Sinofsky, à margem da apresentação que decorreu esta quinta-feira, em Nova Iorque.

Veja de seguida algumas imagens do novo Windows 8:
{gallery}imagens/galerias/windows8_1{/gallery}

Em destaque

Subir