Tecnologia

Microsoft e Apple juntas contra a Motorola Mobility por causa das patentes

motorola_1Após Estados Unidos e Comissão Europeia terem dado luz verde à Google para comprar a Motorola Mobility, dois dos principais concorrentes abrem agora nova ‘guerra’ à empresa norte-americana. Em causa, estará o uso indevido das patentes que a Motorola detém e os preços altos praticados.

O caso promete ainda fazer muita tinta. Primeiro foi a Apple, agora é a Microsoft a apresentar uma queixa da Motorola Mobility na Comissão Europeia. Em causa, segundo a empresa criada por Bill Gates, está o uso indevido das patentes que a Motorola possui, maioritariamente nas áreas de vídeo online e comunicações sem fios.

Microsoft e Apple unem-se nas acusações, a Motorola estará a cobrar demasiado pela sua propriedade industrial, mas o pior ainda estará para vir, é o que acham as duas empresas acusadoras. Tudo porque a Motorola Mobility irá brevemente ser adquirida pela Google, num negócio quem envolve 12,5 mil milhões de dólares. Com isto, a gigante da Internet terá uma boa oportunidade de conquistar cada vez mais mercado, visto que pode proteger o sistema Android da concorrência, basta para tal continuar o que a Motorola já tem vindo a fazer, ou seja, vender a utilização das patentes a preços elevados.

A utilização destas mesmas patentes é aliás apontada como a principal razão pela qual a Google avança com a compra, compra essa que já teve luz verde dos Estados Unidos e da Comissão Europeia. Fica apenas a faltar a China.

No blogue oficial, um responsável da Microsoft argumentou sobre esta acusação: “A Motorola está a tentar bloquear as vendas de computadores com sistema Windows, consolas Xbox e de outros produtos”, sublinha para depois fazer um género de previsão do futuro: “A Google não parece ter intenções de alterar esta política”, afirma.

A Comissão Europeia ainda não se pronunciou sobre esta nova queixa por parte da Microsoft. Na altura que a organização aprovou a compra da Motorola Mobility por parte da Google, Joaquin Almunia, comissário da CE, avisou: “Vamos estar atentos ao que a Google vai fazer com as patentes”. Resta agora aguardar para verificar qual a real atenção que a Comissão Europeia dará a este caso.

Em destaque

Subir