Tecnologia

Microsoft deverá matar a linha Lumia para dar lugar ao Surface Phone

windows_10_lite_tiles_interativasHá muito que isto estava anunciado, embora a marca não o tenha assumido. A verdade é que não sai um Lumia para o mercado há praticamente um ano, desde novembro de 2015, altura em que foi lançado o Lumia 950. Desde então, não existem sinas de que outro Lumia possa ser lançado.

Embora a Microsoft não se tenha pronunciado, a verdade é várias fontes ligadas à marca, citadas pelo site Winbeta, dão conta da ‘morte’ da linha Lumia, ainda este ano, para dar lugar ao Surface Phone. E faz todo o sentido, se analisarmos o sucesso do Surface Pro.

Este desfecho era mais do que esperado. A Microsoft nunca conseguiu levar a bom porto as vendas dos Lumias, e por culpa própria, diga-se. Afinal de contas, a marca andou em demasiadas indecisões com as atualizações de software, acabando por ‘matar’ aparelhos adquiridos há menos de uma nos. Isso fez com que os utilizadores ficassem desconfiados da marca.

Para além disso, a Microsoft nunca conseguiu lançar um equipamento realmente Premium, que conseguisse competir com o iPhone ou com o Galaxy S, insistindo em aparelhos com acabamento em plásticos. O mercado pedia requinte e a marca de Redmond não esteve à altura.

Como se não bastasse, a falta de aplicações e o pouco trabalho da Microsoft nesse sentido, fez com que os utilizadores que mudaram para o Windows Phone voltassem ao Android e ao iOS, por sentirem que o aparelho não satisfazia as suas necessidades.

Na melhor das hipóteses, e confirmando-se estes rumores, é bem provável que, no início de 2017, a Microsoft apresente o ao falado Surface Phone, um produto mais ligado à imagem da marca e com configurações mais realistas, face ao que o mercado dos smartphones está a pedir.

Em destaque

Subir