Categorias: Tecnologia

Microsoft apresentou oficialmente o Office 2016

Foi apresentado oficialmente o Office 2016, a nova versão da suite de produtividade da Microsoft. Está nova versão do Office é, certamente, a mais abrangente de todas, uma vez que equipará uma gama maior de dispositivos de forma completa.

A Microsoft está a tenta às novas tendências e ao que os utilizadores das várias plataformas pedem. O Office 2016, é apresentado como sendo a suite de produtividade mais completa e abrangente de todas. A melhor otimização para dispositivos touch – tablets e smartphones, uma suite a pensar cada vez mais na cloud – Office 365, e uma basta gama de dispositivos compatíveis, desde os computadores de secretária passando pelos equipamentos móveis de marcas concorrentes, como dispositivos Apple e Android.

Isto prova que a Microsoft não se quer fechar apenas no seu mundo – mesmo que algumas dessas marcas sejam concorrentes – abrindo a sua plataforma a dispositivos e utilizadores que não usem às suas plataformas.

Algumas funcionalidades novas foram adicionadas ao Office 2016, sendo de destacar a edição colaborativa em tempo real. O que é isto? A edição colaborativa consiste em várias pessoas poderem trabalhar simultaneamente no mesmo documento sem ter de guardar o mesmo e enviar para outra pessoa. Isto já era ‘quase’ possível através do Office 365. No caso teríamos de guardar o documento e criar uma partilha do mesmo para várias pessoas (embora não desse para trabalhar no mesmo em tempo real).

Outra grande novidade chega para o Outlook. A ‘caixa de correio’ da Microsoft presente no Office foi reformulada, passando, por exemplo, a suportar arquivos em anexo muito maiores, passando a ser usada a cloud como forma de armazenamento e partilha do ficheiro.

Existem outras melhorias, como alterações no Excel, ligação do Office com a Cortana (assistente virtual da Microsoft) e uma interação muito maior com o Bing (motor de pesquisa da Microsoft).

Também o Office 365 parece ser a aposta forte da Microsoft para o futuro. A marca de Redmond está empenhada em que o Office passe por uma assinatura, ao invés de comprar o ‘pacote’ e, com isso, ao fim de alguns anos ficar com a suite desatualizada. A ideia é boa e parece mais sensata do que comprar um CD para durar uns 2 ou 3 anos.

Assim, os utilizadores que já tinham uma assinatura do Office 365 vão receber naturalmente o update para o Office 2016. Este é o novo conceito da Microsoft: Office 365 e Windows por assinatura e um enfoque cada vez maior da cloud (OneDrive).

 

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias