Tecnologia

Microsoft apresenta tecnologia que transforma a sua mão num ecrã táctil (vídeo)

omnitouch_1O mundo das novas tecnologias não para de nos surpreender. Intitulado de OmniTouch, este novo protótipo da gigante de software poderá vir no futuro a transformar a forma como interagimos com os ecrãs ‘touch’, ou tácteis.

A Microsoft acaba de apresentar um aparelho capaz de transformar qualquer superfície num ecrã táctil. Designado de OmniTouch, o aparelho foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Carnegie Mellon, Estados Unidos da América.

A ideia é idêntica ao Kinect, serviço lançado pela mesma empresa para a Xbox360, e que permite aos jogadores deixarem de parte dos comandos e interagirem com o jogo utilizando apenas os movimentos do corpo. O protótipo do OmniTouch utiliza inclusive um sistema de câmaras idêntico, o que parece para já ser o grande entrave a uma possível comercialização deste produto.

Basicamente pode imaginar ter um teclado numérico na sua mão, na sua secretária lá no escritório, ou mesmo numa paragem de autocarro. Tudo o que precisa é que a superfície seja minimamente plana. Contudo, mesmo que não seja, a imagem molda-se automaticamente às eventuais deformações da mesma.

A questão da mobilidade é possivelmente a grande questão a resolver por parte da Microsoft visto que o utilizador deste protótipo tem obrigatoriamente de levar consigo um sistema de câmaras posicionadas sobre o ombro.

Veja as imagens:
https://www.youtube.com/watch?v=Pz17lbjOFn8

Em destaque

Subir