Tecnologia

Microsoft abre precedente e apresenta queixa contra a Google

Pela primeira vez, a Microsoft apresenta uma queixa contra um concorrente, nas autoridades reguladoras. A Google, acusada de não cumprir as regras antimonopólio, já reagiu: Microsoft não surpreende…

Fez-se história. A Microsoft, que também responde perante as autoridades da concorrência por diversas queixas de abuso de posição dominante, abriu guerra à Google e avança com uma queixa, apresentada na União Europeia.

Segundo Brad Smith, vice-presidente e membro do Conselho Geral da Microsoft, o mais famoso motor de busca do mundo está a “minar o mercado”, com “abuso de posição”, na pesquisa, software para smartphones e publicidade online.

A Microsoft – cujo motor de busca (Bing) não consegue entrar no mercado da publicidade, dominado pela Google, que detém 90 por cento – considera que há deslealdade, com comportamentos que tentam cilindrar a concorrência.

A queixa-se junta-se assim ao processo que decorre na Comissão Europeia, contra a Google, que por sua vez já reagiu. Num comunicado, refere que “não está surpreendida” com o procedimento da Microsoft.

 

Em destaque

Subir