Cultura

Michel Teló ‘pegado’ pela justiça brasileira devido a suposto plágio com ‘Ai Se Eu Te Pego’

michel_telo_1Michel Teló está novamente a contas com a justiça brasileira. Um tribunal de Paraíba ordenou que os lucros arrecadados com o sucesso ‘Ai Se Eu Te Pego’ sejam bloqueados. Em causa está um suposto plágio do cantor brasileiro, do tema que terá sido criado e registado por três estudantes.

Começou no Brasil, rapidamente chegou a Portugal, e de uma forma totalmente inesperada virou sucesso mundial. O tema ‘Ai Se Eu Te Pego’ já toca em todo o planeta, nas mais diversas línguas, o que catapultou o cantor Michel Teló para uma fama que nunca havia alcançado antes.

Porém, com o sucesso neste meio, surgem muitas vezes os casos relacionados com plágio. Uns afirmam que é pura inveja e uma tentativa abusiva de tentar ganhar com o trabalho dos outros. O irmão do cantor, Teófilo Teló, afirma mesmo que “aparece sempre alguém a tentar lucrar com tudo isto”.

À parte das polémicas está um tribunal de João Pessoa, no estado de Paraíba. Três jovens avançaram esta semana com uma providência cautelar na justiça brasileira, alegando que são detentoras do tema, juntamente com a cantora Sharon Acioly. Este grupo de quatro pessoas confirma que escreveu ‘Ai Se Eu Te Pego’ numa viagem que fizeram juntos à Disney. Posteriormente, a canção foi mesmo registada, o que obrigaria Michel Teló a pagar pelos direitos.

Para já, nada está definitivamente decidido. A justiça ordenou no entanto, e de forma imediata, que Michel Teló e toda a sua equipa apresente os lucros conseguidos com o sucesso ‘Ai Se Eu Te Pego’, que devem chegar aos muitos milhares de euros. À posterior, todo esse dinheiro irá ficar retido pelas autoridades brasileiras, até que a decisão final do tribunal seja conhecida.

Esta não é a primeira vez que artistas musicais se vêm no meio deste tipo de casos. Em agosto do ano passado, também Lady Gaga foi acusada do mesmo, no tema ‘Judas’. Na altura, Rebecca Francescatti, uma cantora de Chicago, afirmou que a música tinha sido por si composta e registada. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir