Desporto

Michael Phelps diz ‘chega’ após os Jogos Olímpicos de Londres 2012

michael_phelps_1Nadador norte-americano confirmou ao programa ’60 Minutos’ que vai deixar de competir após os Jogos Olímpicos de verão, que se realizam este ano em Londres. Para se tornar no atleta com mais medalhas olímpicas da história, Phelps (apenas) tem de ganhar duas na capital inglesa.

Michael Phelps diz adeus à competição após os Jogos Olímpicos de Londres 2012. A confirmação foi feita pelo próprio, em entrevista ao programa ’60 Minutos’, da televisão norte-americana CBS.

“Quero fazer aquilo que nunca pude. Visitei cidades fantásticas em competição, mas não deu para as conhecer. Depois destes jogos, vou visitá-las e fazer o que me apetecer” afirma.

Na altura dos Jogos Olímpicos de Londres, Phelps terá 27 anos. Os próximos só ocorrem em 2016, no Brasil, numa altura em que o nadador norte-americano já terá 31, e provavelmente uma forma física que o impedirá de chegar novamente ao topo.

Assim, o verão deste ano parece ser a última aposta de Phelps para se tornar no atleta mundial com mais medalhas olímpicas da história. O recorde pertence a Larissa Latynina, ex-ginasta da União Soviética que no seu historial conta com um total de 18.

Phelps conquistou para já 16, seis de ouro e duas de bronze em Atenas 2004, e oito em Pequim 2008, onde bateu também sete recordes mundiais na natação, de um total de 37 que já conseguiu em toda a sua carreira.

Desta forma, em Londres 2012, são precisas (apenas) duas para alcançar Larissa. Depois disso, a natação perde aquele que é provavelmente o melhor nadador da história.

Em destaque

Subir