Mundo

Michael Bloomberg quer concorrer a Londres, após uma década em Nova Iorque

m bloomberg 210 A política britânica acordou sobressaltada com uma notícia do The Sunday Times. Um antigo presidente da Câmara de Nova Iorque, o milionário Michael Bloomberg, estará a recolher apoios para se candidatar a Londres em 2016. “Adorável, mas descartado”, reagiu Howard Wolfson.

O presidente da Câmara de Nova Iorque que teve de reconstruir a baixa após o atentado terrorista do 11 de setembro de 2001, Michael Bloomberg, é agora apontado como futuro candidato a uma outra câmara, mas agora noutro país.

Segundo o The Sunday Times, o milionário norte-americano que liderou a ‘grande maçã’ entre 2002 e 2013 estará a recolher apoios, entre os conservadores, para se candidatar à Câmara de Londres em 2016, quando expirar o mandato de Boris Johnson.

Este cenário só se coloca caso o atual autarca cumpra o desejo de ser eleito deputado. Se o conservador Boris Johnson foi eleito para a Câmara dos Comuns, a 7 de maio, vai tentar acumular os dois cargos até 2016, ano em que deixaria a autarquia londrina.

E pode um norte-americano concorrer a uma câmara do Reino Unido? Será fácil, no caso concreto de Michael Bloomberg. O antigo ‘mayor’ de Nova Iorque, agora com 73 anos, é casado com uma inglesa e tem duas filhas com nacionalidade britânica.

Como o norte-americano investiu mais de 500 milhões de libras no Reino Unidos, as autoridades podem acelerar o processo da obtenção da nacionalidade, acrescentou ainda o The Sunday Times.

Refira-se ainda que Michael Bloomberg tem residência em Knightsbridge (um dos bairros mais luxuosos de Londres) e é membro de várias organizações culturais britânicas, tendo recebido em 2014 o título de cavalheiro honorário (‘Sir’) pela Rainha Elisabete II, devido aos “prodigiosos trabalhos empresariais e filantrópicos”.

No final da semana passada, a hipótese tornou-se mais credível ao ser comentada por Steve Hilton, o assessor do primeiro-ministro David Cameron: “A liderança pragmática e focalizada na resolução de problemas [de Bloomberg] é justamente o que Londres necessita”.

Porém, Howard Wolfson, um dos principais colaboradores de Michael Bloomberg, veio ontem negar a eventual candidatura, através do Twitter: “Candidatar-se a presidente de Londres? Adorável, mas descartado. Bloomberg ama Nova Iorque demais para sair daqui”.

m bloomberg

Em destaque

Subir