Mundo

MH370: Sinais acústicos não eram do avião desaparecido da Malaysia Airlines

mh370 buscas 210mh370As buscas pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines estiveram a ser feitas na área errada. De acordo com o centro que coordena as operações, o Boeing 777 que realizava o voo MH370 não se despenhou na zona onde foram detetados sinais acústicos, no sul do Índico.

Durante semanas, o avião desaparecido da Malaysia Airlines foi procurado… na área errada. O Centro de Coordenação Internacional das Buscas (JACC, na sigla internacional), na Austrália, descartou a zona onde foram encontrados sinais acústicos que, na altura, se pensaram ser do Boeing 777 que cumpria o voo MH370.

“Esta área pode agora ser descartada como tendo sido o local onde terminou o MH370”, salientou o JACC, num comunicado emitido hoje de manhã.

As buscas têm sido realizadas numa área no sul do oceano Índico, abrangendo uma zona de 850 quilómetros quadrados.

Com a constatação de que o avião desaparecido não se despenhou nessa região, o JACC encerrou a missão de busca subaquática, que arrancou no início de abril.

Também não foram ainda detetados quaisquer destroços do avião, apesar do minissubmarino Bluefin-21, que consegue mergulhar até aos 4500 metros de profundidade e que utiliza um sonar para criar uma imagem do fundo do mar, ter mapeado essa zona de 805 quilómetros quadrados.

Com o fim da missão do Bluefin-21, também o navio australiano Ocean Shield, que transportava o minissubmarino teleguiado, deixou a região onde se efetuavam as buscas.

O mesmo comunicado do JACC esclareceu que as operações de busca vão entrar numa nova fase, envolvendo o uso de sofisticados equipamentos para mapear a área do oceano que não foi examinada.

Esse mapeamento será cruzado com todas as informações recolhidas até agora, de modo a definir uma nova zona de buscas, que será inferior a 60 quilómetros quadrados.

A missão está atualmente a ser executada pelo navio chinês Zhu Kezhen. O mapeamento da nova área deverá arrancar em agosto e, de acordo com as previsões, poderá durar até um ano.

O Boeing 777 que realizava o voo MH370 desapareceu a 8 de março, com 239 a bordo, depois de ter descolado de Kuala Lumpur (Malásia) rumo a Pequim (China).

Em destaque

Subir