Mundo

MH370: Familiares recusam passageiros mortos, pois estão desaparecidos

mh370 ministro A Malásia declarou que as vítimas do voo MH370 estavam mortas. Hoje, vários familiares dos passageiros protestaram contra essa decisão, à porta da Malaysia Airlines. Os manifestantes lembraram que o avião está desaparecido e recusam a presunção da morte das 239 pessoas a bordo.

O voo MH370 desapareceu dos radares a 8 de março de 2014 e, em janeiro deste ano, a Malásia decretou que houve um “acidente” e a morte das 239 pessoas que seguiam a bordo.

Mas nunca foi encontrado qualquer destroço ou sinal do Boeing 777 da Malaysia Airlines, pelo que muitos familiares das vítimas recusam esta presunção da morte e exigem que os passageiros sejam ‘reclassificados’ como desaparecidos.

Hoje, quase duas dezenas de familiares, na maioria chineses, concentraram-se em protesto junto à sede da companhia aérea, em Kuala Lumpur, na Malásia.

Os manifestantes discordam dos argumentos das autoridades malaias, que justificaram a declaração de janeiro como fundamental para vários processos burocráticos (nomeadamente para os pagamentos de indemnizações), e rejeitam compensações enquanto não souberem o que aconteceu com os corpos dos passageiros.

“O meu marido ia a bordo do avião. Queremos que o Governo da Malásia cancele a declaração que fez”, resumiu Kelly Wen, mulher de um passageiro chinês de apelido Li, citada pela AFP.

Equipados com roupas e chapéus onde se podia ler a mensagem “Rezem pelo MH370”, os manifestantes exigem que a Malásia apure o que verdadeiramente aconteceu a 8 de março do ano passado.

Em destaque

Subir