Mundo

MH17: Avião foi abatido por um caça da Ucrânia, acusa a Rússia

mh17Quem abateu o avião da Malaysia Airlines? De acordo com a Rússia, foi um caça ucraniano quem disparou o míssil contra o voo MH17. A Ucrânia responde que não tinha nenhum aparelho no ar na altura do atentado. Uma troca de acusações no dia em que foi recuperada a caixa negra.

Quem abateu o Boeing da Malaysia Airlines que cumpria o voo MH17 em espaço aéreo da Ucrânia? De acordo com a mais recente acusação, oriunda da Rússia, foi um caça da Força Aérea ucraniana.

“O sistema de controlo do espaço aéreo russo detetou um avião da Força Aérea ucraniana, que se presume ser um SU-25, a voar na direção do Boeing da Malaysia. A distância entre o SU-25 e o avião era de três a cinco quilómetros”, afirmou o general Igor Makushev.

O militar russo sustentou que os dois aparelhos terão usado o mesmo corredor aéreo, rejeitando a versão anteriormente apresentada pela Ucrânia.

“Os oficiais ucranianos disseram no dia do desastre que nenhuma aeronave militar estava na região e, como podem ver isso, não é verdade”, continuou Makushev.

A acusação encontrou eco noutro general, Andrei Kartapolov.

“Segundo declarações dos EUA, existem fotografias que confirmam que o míssil foi disparado pelos rebeldes. Só que ninguém viu estas imagens. Se os americanos viram estas fotografias, então devem mostrá-las à comunidade internacional”, exigiu Kartapolov.

A Ucrânia rejeitou a teoria russa por voz do chefe de Estado. O Presidente, Petro Poroshenko, repetiu, numa entrevista à CNN, que nenhum avião da Ucrânia estava no ar aquando do incidente que terminou com o voo MH17.

O Boeing da Malaysia Airlines foi atingido por um míssil, na semana passada, em espaço aéreo ucraniano.

O acidente vitimou todas as 298 pessoas que seguiam a bordo. Os destroços  espalharam-se por um raio de 15 quilómetros.

As acusações da Rússia foram proferidas no mesmo dia em que os rebeldes separatistas terão recuperado a caixa negra do avião da Malaysia Airlines.

Em destaque

Subir