Nas Notícias

Metropolitano da maior cidade do Brasil terá sistema de reconhecimento facial

As estações de metropolitano de São Paulo, maior cidade do Brasil, terão câmaras que fazem reconhecimento facial, informou hoje o Metrô, empresa pública que gere o sistema.

“[Haverá] a ampliação da segurança operacional do sistema com o aumento do parque de câmaras”, anunciou a empresa, que lançou um edital para a compra deste novo sistema no final de junho.

“Esse projeto, do jeito que está, não está vinculado à Secretaria de Segurança Pública. Mas ele permite que possa ser feito um convênio com a secretaria, receber o banco de dados deles e o utilizemos para monitorar”, acrescentou o presidente da companhia, Silvani Pereira, ao jornal brasileiro Folha de S.Paulo.

O responsável também revelou ao jornal que a estatal de transportes deverá aumentar o número de câmaras nas estações de 2.200 para 5.200. Na migração, deverão ainda ser extintos os equipamentos analógicos de imagem.

A rede de metropolitanos de São Paulo é uma das mais movimentadas do hemisfério Sul, com cerca de três milhões de passageiros por dia.

Incipiente no Brasil, a tecnologia de monitorização facial já foi usada no Carnaval deste ano na cidade do Rio de Janeiro, onde está em teste um sistema capaz de identificar fugitivos à Justiça, veículos roubados e até adeptos proibidos de frequentar estádios, e também no estado da Baía.

Em destaque

Subir