Nas Notícias

Metro do Porto em rutura financeira

Empresa Metro do Porto tem menos de duas semanas para liquidar uma dívida de 100 milhões de euros ao BCP. Presidente do conselho de administração fala em situação “insustentável” e já expôs o caso ao Governo. Serviço não está em causa, segundo o Ministério dos Transportes, citado pela Renascença.

O modelo de gestão da Metro do Porto não é viável, segundo o presidente do conselho de administração, Ricardo Fonseca, que em declarações à Renascença fala de uma luta contra o tempo para pagar dívidas resultantes do investimento na infraestrutura.

Depois de diversas tentativas de recurso à banca (para pagar dívidas à banca…), todas elas sem sucesso, a empresa ficou numa situação de rutura financeira, perante os credores – bancos – que se recusam a emprestar dinheiro.

O BCP é credor de 100 milhões de euros que vencem dentro de menos de 15 dias. Num beco sem saída, a administração da Metro do Porto expôs o caso à secretaria de Estado do Tesouro e Finanças, mas não conseguiu reação.

Nesse sentido, enviou uma missiva ao Ministério das Finanças, onde revela que o modelo de gestão atual é “insustentável”. O Governo está a desenvolver diversos contactos e não está em causa a viabilidade do projeto, nem a manutenção do serviço.

O valor das dívidas da Metro do Porto à banca ascende a 2000 milhões de euros (quatro quintos do total investido, a fundo perdido). No entanto, a empresa só recebeu um quarto desse valor.

Em destaque

Subir