Nas Notícias

Metro da Alameda com rastreios gratuitos à diabetes

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) promove rastreios gratuitos na Estação de Metro da Alameda, a 12 de novembro, entre as 9h00 e as 19h00.

Ação decorre por antecipação ao Dia Mundial da Diabetes e visa sensibilizar a população para a doença.

“Mais de um milhão de portugueses têm diabetes, mas cerca de metade não o sabe. É importante informar as pessoas sobre esta condição e descortinar alguns mitos que, infelizmente, ainda existem relativamente à doença. Apelamos a todos que passem no Metro da Alameda e participem neste rastreio de glicemia”, assinala Carlos Neves, presidente da AJDP.

A iniciativa conta com a colaboração de voluntários da AJDP e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e com o apoio da Bayer.

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem.

A diabetes tipo 2, mais predominante, é caraterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários.

Estima-se que em Portugal  13,1 por cento dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7 por cento).

A diabetes tipo 1 afetava, em 2014, 3365 indivíduos até os 19 anos (0,16 por cento da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008, segundo dados do ‘Diabetes: Factos e Números’ de 2014 do Observatório Nacional da Diabetes.

Em 2014 foram detetados cerca de 18 novos casos por cada 100 mil crianças e adolescentes com idades até aos 14 anos.

Sobre a AJDP

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há 15 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a diabetes que, pelo seu caráter inédito e arrojado, ajudam os jovens diabéticos a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta.

Em destaque

Subir