Categorias: Nas Notícias

Meter pórticos nas autoestradas foi “um erro”, admite Ramalho

É “contraditório” que as autoestradas com Via Verde tenham também os pórticos para as portagens. Quem o assume é o novo presidente da Estradas de Portugal, António Ramalho. Foi “um erro” apostar nos pórticos e agora resta a “enorme preocupação em encontrar um novo modelo”.

Quando questionado sobre os custos das portagens nas autoestradas, o novo presidente da Estradas de Portugal, empresa que entretanto foi fundida com a REFER, admitiu o “erro” da opção de colocar pórticos.

“Portugal orgulhava-se há 10 anos atrás de ter o melhor o sistema de portagens do mundo, a Via Verde, referido como grande sistema de inovação, e o sistema de portagens que colocou como os pórticos é contraditório com modelo da via verde e destrutivo do ponto de vista do marketing”, explicou António Ramalho.

O dirigente da EP/Refer foi confrontado pelos jornalistas com o custo das portagens na chamada ‘autoestrada da exportação’, a A25, que liga Aveiro a Vilar Formoso. As questões foram motivadas pela visita de António Ramalho às obras de eletrificação do ramal ferroviário do Porto de Aveiro.

Em causa está o modelo dos pórticos, que vai somando os pagamentos pontuais consoante os pórticos atravessados e disponibiliza um valor para pagamento passados três dias, que é “contraditório” com o modelo da Via Verde, que informa o custo cobrado no final da viagme.

“Não é bom que continue assim”, insistiu António Ramalho.

“Isto do ponto de vista de marketing da via é destrutivo porque posso ter uma política comercial de descontos, que não é praticável com os pórticos”, reforçou.

Revelando ter “uma enorme preocupação em encontrar um novo modelo”, o novo presidente da Estradas de Portugal pediu tempo para pensar, até para não se “cometer outra vez o lapso de, por haver muita pressa, escolher-se o modelo errado”.

É preciso definir um modelo “mais interessante no futuro”, como através da aplicação de conceitos comerciais para as portagens, como descontos para quem mais usa as autoestradas, complementou.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 2 de julho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 2 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de julho, a Literatura ganha Hesse, mas perde Hemingway e Sophia

Nasce Hermann Hesse, morrem Ernest Hemingway e Sophia de Mello Breyner. O dia 2 de…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

1 de julho, nasce Amália Rodrigues, a diva do fado

Hoje é dia de recordar Amália Rodrigues, que nasceu a 1 de julho de 1920,…

há % dias

28 de junho, morre Terry Fox, herói no Canadá e ativista contra o cancro

Chama-se Terry Fox e ficou célebre pela sua perseverança. Perdeu uma perna devido a um…

há % dias