Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para terça-feira

A previsão do estado do tempo nesta terça-feira, dia 9 de janeiro de 2018, antecipa ” céu muito nublado” e “períodos de chuva no litoral das regiões norte e centro”. Para os Açores são antecipados “aguaceiros fracos”. A Madeira pode esperar “céu muito nublado”.

De acordo com informação das meteorologistas Joana Sanches e Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta terça-feira, é esperada “queda de neve acima de 800/1000 metros, subindo a cota para os 1200/1400 metros a partir do final da manhã”.

Os especialistas do tempo antecipam ainda a “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais”

Quanto ao vento, este será “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando temporariamente forte (até 40 km/h) com rajadas até 65 km/h no litoral até final da tarde, tornando-se do quadrante oeste a partir da tarde”. “Nas terras altas, o vento será moderado a forte (30 a 50 km/h)
de sudoeste, com rajadas até 80 km/h, rodando gradualmente para noroeste a partir do final da tarde”.

Nas regiões do norte, o IPMA antecipa “períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros a partir da
tarde”, acompanhados de “pequena subida de temperatura mínima”.

O vento será “moderado (20 a 35 km/h) de sul, soprando temporariamente forte (até 40 km/h) com rajadas até 65 km/h até meio da tarde, tornando-se em geral fraco no final do dia”.

Na zona sul, o IPMA antecipa um cenário idêntico, com “períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros a partir da tarde”, acompanhados de uma “pequena subida de temperatura”

O vento será “moderado (20 a 30 km/h) predominando de sul, soprando temporariamente forte (até 40 km/h) com rajadas até 65 km/h até meio da tarde”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores são antecipados “períodos de céu muito nublado com abertas” e “aguaceiros fracos”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “céu muito nublado” e “períodos de chuva”, acompanhados por uma “pequena subida da temperatura”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “de noroeste com 1,5 a dois metros,
passando a ondas oes-sudoeste com dois a 2,5 metros”. A temperatura da água do mar será entre “14/15ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste com um metro, aumentando para um a dois metros a partir da tarde”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “16ºC”.

Em destaque

Subir