Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para terça-feira

A previsão do estado do tempo nesta terça-feira, dia 2 de janeiro de 2018, antecipa “chuva fraca e chuvisco a norte de Montejunto-Estrela e neblinas e nevoeiros”. Para os Açores são antecipados “períodos de céu muito nublado com boas abertas”. A Madeira pode esperar “céu geralmente pouco nublado”.

De acordo com informação da meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta terça-feira, é esperado “céu muito nublado ou encoberto, com boas abertas nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao início da manhã”.

São também esperados “períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral, onde será temporariamente moderada”.

Os especialistas da meteorologia antecipam ainda uma “pequena subida da temperatura mínima”, acompanhada de “neblina ou nevoeiro”.

Quanto ao vento será “fraco a moderado (até 25 km/h) predominando de sudoeste, soprando temporariamente forte (até 40 km/h) nas terras altas”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera “céu muito nublado ou encoberto” e “períodos de chuva fraca ou chuvisco mais frequentes a partir da manhã”.

O vento será “fraco a moderado (até 25 km/h) predominando de sudoeste”.

Na zona sul, o IPMA antecipa “céu com períodos de muita nebulosidade”.

O vento será “em geral fraco do quadrante oeste”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores é antecipado “céu muito nublado com abertas especialmente para a tarde”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “céu geralmente pouco nublado”, acompanhado de “vento fraco” e uma “pequena subida da temperatura máxima”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, sendo 3,5 a 4,5 metros a norte do cabo Raso até ao final da manhã”. A temperatura da água do mar será entre “14/16ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste inferiores a um metro”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “16/17ºC”.

Em destaque

Subir