Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para terça-feira

A previsão do estado do tempo nesta terça-feira, dia 26 de dezembro de 2017, antecipa “precipitação, por vezes forte nas regiões norte e centro a partir da tarde” acompanhada de “vento forte com rajadas”. Para os Açores são antecipados períodos de “céu muito nublado com abertas”, situação idêntica na Madeira.

De acordo com informação dos meteorologistas Cristina Simões e Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta terça-feora, é esperado “céu geralmente muito nublado”, acompanhado de “aguaceiros fracos” que poderão tornar-se em “períodos de chuva, por vezes forte no Minho e Douro e Litoral a partir do meio da tarde e estendendo-se gradualmente a toda a região”.

É ainda esperada “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais” e “queda de neve acima dos 1000 metros nas regiões norte e centro”.

Quanto ao vento será “forte com rajadas”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera céu “geralmente muito nublado”, com “períodos de chuva, por vezes forte a partir do meio da tarde”.

O vento será “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, aumentando gradualmente para moderado a forte (30 a 45 km/h) com rajadas até 80 km/h a partir do meio da tarde”.

Na zona sul, o IPMA antecipa um cenário semelhante ao do norte, com céu “geralmente muito nublado” e vento “em geral fraco (até 20 km/h) do quadrante oeste, tornando-se gradualmente moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir do meio da tarde, com rajadas até 70 km/h”.

São também antecipados “períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos, aumentando de intensidade e frequência no final do dia”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores são antecipados períodos de “céu muito nublado com abertas” e “vento fraco (05/10 km/h) tornando-se bonançoso (10/20 km/h) de oeste”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “períodos de céu muito nublado” acompanhado de “vento fraco (inferior a 15 km/h)”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental a norte do Cabo Carvoeiro terá ondas de “noroeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando gradualmente para quatro a cinco metros a partir do final da tarde”. A sul do Cabo Carvoeiro, haverão ondas “noroeste com 1,5 a dois metros, aumentando gradualmente para 2,5 a 3,5 metros a partir do meio da tarde”. A temperatura da água do mar será entre “14/16ºC”.

Na costa sul, haverá ondas “de sudoeste com um a 1,5 metros”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “17ºC”.

Em destaque

Subir