Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para sexta-feira

A previsão do estado do tempo nesta sexta-feira, dia 24 de novembro de 2017, antecipa “períodos de chuva ou aguaceiros, sendo em geral fracos no Baixo Alentejo e Algarve”. Para os Açores e Madeira estão previstos períodos de “chuva e aguaceiros”.

De acordo com informação das meteorologistas Ângela Lourenço e Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta sexta-feira, é esperado “céu em geral muito nublado” e “períodos de chuva ou aguaceiros, sendo em geral fracos no Baixo Alentejo e Algarve”.

Os especialistas do tempo antecipam ainda a possibilidade de ocorrência de “trovoada nas regiões norte e centro”.

É ainda aguardada uma “pequena subida da temperatura mínima na região sul” e “pequena descida da temperatura máxima a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”.

Quanto ao vento será “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 80 km/h nas terras altas até meio da tarde, tornando-se do quadrante oeste nas regiões norte e centro para o final do dia”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera “céu geralmente muito nublado”. Além disso, existe a possibilidade de queda de “chuva ou aguaceiros”, acompanhados de “pequena descida da temperatura máxima”.

O vento será “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se fraco do quadrante norte para o final do dia”.

Na zona sul, o IPMA antecipa “céu geralmente muito nublado” e “períodos de chuva ou aguaceiros”.

O vento será “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se fraco do quadrante oeste para o final do dia”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores, estão previstos “períodos de céu muito nublado com abertas” mas também “chuva e aguaceiros”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “céu geralmente muito nublado” e “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes a partir da tarde, em especial nas vertentes sul e nas terras altas”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “oeste com dois a três metros, passando a ondas de noroeste”. A temperatura da água do mar será entre “15/18ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste com um a dois metros, diminuindo para ondas inferiores a um metro”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “19/20ºC”.

Em destaque

Subir