Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para segunda-feira

A previsão do estado do tempo para esta segunda-feira, dia 11 de setembro de 2017, antecipa nebulosidade matinal nas regiões norte e centro. É também esperada uma pequena subida de temperatura.

De acordo com informação do meteorologista Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta segunda-feira, está previsto “céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até final da manhã”.

O IPMA dá conta ainda da “possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral norte e centro até meio da manhã”, sendo esperada “neblina ou nevoeiro matinal nas regiões norte e centro”, acompanhadas de uma “subida da temperatura mínima, em especial nas regiões norte e centro”.

A temperatura deverá registar uma “subida da máxima na região sul e interior centro”.

O vento será “fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante norte, soprando moderado (20 a 35 km/h) de noroeste no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e a partir da tarde, e sendo moderado a forte (25 a 45 km/h) nas terras altas”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera”céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo a partir do meio da manhã”, sendo acompanhados por “períodos de chuva fraca ou chuvisco até meio da manhã” e “neblina ou nevoeiro matinal”. Além disso, é espera uma “subida da temperatura mínima”.

Nas regiões do sul, o IPMA prevê “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã”. O vento será “moderado (20 a 35 km/h) de norte”, sendo acompanhado de uma “pequena subida de temperatura”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores, estão previstos “períodos de céu muito nublado com boas abertas” e “possibilidade de aguaceiros fracos”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “períodos de céu muito nublado”, com possibilidade de “aguaceiros, em geral fracos, em especial nas terras altas e vertentes norte da ilha da Madeira”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental deverá ter ondas “de noroeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando para 2,5 a 3,5 metros a partir do fim da tarde” e a temperatura da água do mar rondará os “15/17ºC”.

Na costa sul, haverá ondas “sudoeste inferiores a um metro” e a temperatura da água do mar a rondar os “20/22ºC”.

Em destaque

Subir