Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para sábado

A previsão do estado do tempo nesta sexta-feira, dia 6 de janeiro de 2018, antecipa “aguaceiros, neve acima de 600/800 metros, descida de temperatura e
agitação marítima forte na costa ocidental”. Para os Açores são antecipados “períodos de chuva fraca a partir da tarde”. A Madeira pode esperar “períodos de céu muito nublado”.

De acordo com informação da meteorologista Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, neste sábado, são esperados “períodos de céu muito nublado” acompanhados por “aguaceiros pouco frequentes, mais prováveis no litoral oeste e que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada”.

Os especialistas do tempo antecipam ainda a “possibilidade de queda de neve acima de 600/800 metros”.

É ainda esperada uma “descida de temperatura” e a “possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais”

Numa semana que irá ter uma queda acentuada das temperaturas (ver aqui), os especialistas da meteorologia antecipam ainda vento “fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 60 km/h, no litoral oeste em especial a partir da tarde. Nas terras altas, vento moderado a forte (30 a 45 km/h) de noroeste, com rajadas até 70 km/h”.

Nas regiões do norte, o IPMA existe a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros pouco frequentes, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada”.

O vento será “fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 60 km/h a partir da tarde”.

Na zona sul, o IPMA antecipa um cenário idêntico, com a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros pouco frequentes, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada”.

Quanto ao vento será “fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) a partir da tarde”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores antecipado “céu geralmente muito nublado” e “períodos de chuva fraca a partir da tarde”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “períodos de céu muito nublado” e a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “noroeste com 3,5 a 4,5 metros, aumentando gradualmente para quatro a 5,5 metros a partir do final da tarde”. A temperatura da água do mar será entre “14/16ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste com um a 1,5 metros”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “17ºC”.

Em destaque

Subir