Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para quinta-feira

A previsão do estado do tempo nesta quinta-feira, dia 23 de novembro de 2017, antecipa “chuva mais frequente a partir da tarde e no centro e sul” e uma “subida da temperatura mínima”. Para os Açores estão previstos períodos de “céu muito nublado com abertas”. A Madeira pode esperar “períodos de céu muito nublado”.

De acordo com informação da meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta quinta-feira, é esperado “céu geralmente muito nublado, com boas abertas na região sul até ao final da manhã, tornando-se muito nublado ou encoberto a partir da tarde.”

São ainda esperados “períodos de chuva fraca ou chuvisco mais frequentes a partir da tarde e nas regiões centro e sul, onde será por vezes moderada”, acompanhados de “subida da temperatura mínima, que será acentuada em alguns locais do norte e centro”.

Quanto ao vento será “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) na faixa costeira ocidental a sul do cabo Carvoeiro a partir do final da manhã, com rajadas até 65 km/h, soprando forte (35 a 45 km/h) com rajadas até 80 km/h nas terras altas do centro e sul”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera “céu geralmente muito nublado, tornando-se muito nublado ou encoberto a partir do final da tarde” e “períodos de chuva fraca ou chuvisco, aumentando de frequência a partir do final da tarde”.

O vento será “moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se fraco para o final do dia”.

Na zona sul, o IPMA antecipa “céu geralmente muito nublado, tornando-se muito nublado ou encoberto a partir do final da manhã e com ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, tornando-se moderada a partir da tarde”.

O vento será “moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando temporariamente forte (até 40 km/h) durante a tarde.”

É ainda esperada “neblina ou nevoeiro temporário a partir da tarde”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores, estão previstos “períodos de céu muito nublado com abertas” e “aguaceiros”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “períodos céu muito nublado e chuva ou aguaceiros, em especial a partir da tarde e
nas vertentes sul da ilha da Madeira e nas terras altas”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “oeste com 2,5 a 3,5 metros”. A temperatura da água do mar será entre “15/17ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “su-sudoeste com 1 a 2 metros”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “17/19ºC”.

Em destaque

Subir