Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para quarta-feira

A previsão do estado do tempo nesta quarta-feira, dia 27 de dezembro de 2017, antecipa “aguaceiros fracos passando a chuva persistente no litoral norte e centro a partir da tarde”. Para os Açores antecipado “céu muito nublado com abertas”. A Madeira pode esperar “céu muito nublado”.

De acordo com informação das meteorologistas Ângela Lourenço e Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta quarta-feira, são esperados “períodos de chuva ou aguaceiros, em especial na região sul até ao início da manhã e nas regiões norte e centro a partir do meio da tarde”.

A madrugada deste dia começa com precipitação localmente intensa e agitação marítima em Portugal, por causa da tempestade Bruno, especialmente nas regiões norte e centro. Esta situação poderá durar apenas madrugada de quarta-feira.

Os especialistas da meteorologia antecipam ainda “queda de neve acima de 1200 metros de altitude, mais provável até ao início da tarde” e “formação de gelo nas regiões do interior norte”.
Par esta quarta-feira é ainda esperada “pequena subida da temperatura mínima, em especial nas regiões norte e centro.

Quanto ao vento será “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando até ao início da manhã, moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 90 km/h, e forte (40 a 50 km/h), com rajadas até 120 km/h nas terras altas do Norte e Centro. A partir do final da tarde, aumento da intensidade do vento no litoral e nas terras altas das regiões Norte e Centro, com rajadas até 65 km/h e 85 km/h, respetivamente”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera céu “muito nublado”, “chuva fraca ou aguaceiros fracos aumentando de intensidade e de frequência a partir do meio da tarde” e “pequena subida da temperatura mínima”.

O vento será “moderado (20 a 35 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h), com rajadas até 65 km/h, a partir do fim da tarde.”

Na zona sul, o IPMA antecipa “chuva fraca ou aguaceiros fracos até ao início da manhã e no final do dia” e “pequena subida da temperatura mínima”.

Quanto ao vento será “moderado (20 a 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 70 km/h até ao início da manhã”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores são antecipados períodos de “céu muito nublado com abertas”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “céu muito nublado” e “chuva fraca ou aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até ao início da manhã e no final do dia”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “noroeste com quatro a cinco metros, sendo cinco a seis metros norte do cabo Carvoeiro até ao início da tarde”. A temperatura da água do mar será entre “14/16ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste com um a dois metros”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “17ºC”.

Em destaque

Subir