Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para quarta-feira

A previsão do estado do tempo nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro de 2017, antecipa “chuva fraca a norte do sistema Montejunto-Estrela com subida da temperatura mínima” e “formação de gelo ou geada no interior”. Para os Açores antecipados períodos de “céu muito nublado com abertas”. A Madeira pode esperar “céu muito nublado”.

De acordo com informação da meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta quarta-feira, é esperado céu “muito nublado ou encoberto, apresentando-se pouco nublado,
no Alentejo até ao final da manhã e no Algarve” e “períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões a norte do
sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes no Minho e Douro Litoral e a partir da tarde”.

No território continental poderá dar-se a “formação de gelo ou geada no interior”, tal como “neblina ou nevoeiro temporário em alguns locais”.

É ainda esperada uma “subida da temperatura mínima nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”.

Quanto ao vento será “fraco, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste nas terras altas do norte e centro a partir da manhã”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera céu “muito nublado ou encoberto”, sendo antecipados períodos de chuva fraca ou chuvisco, aumentando de frequência e intensidade a partir da tarde”.

O vento será “em geral fraco (até 20 km/h) do quadrante sul”.

É ainda antecipada uma “subida da temperatura mínima”.

Na zona sul, o IPMA antecipa céu “geralmente muito nublado, e com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca a partir da manhã”.

É também esperada a “ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal”. Quanto ao vento será “fraco”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores são antecipados períodos de “céu muito nublado com abertas”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “céu muito nublado” e “aguaceiros em geral fracos, sendo mais frequentes nas vertentes norte e terras altas”. É ainda esperada uma “pequena subida da temperatura mínima”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “noroeste com dois a três metros”. A temperatura da água do mar será entre “14/17ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste inferiores a um metro”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “17/18ºC”.

Em destaque

Subir