Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para o fim de semana

A previsão do estado do tempo neste fim de semana, dias 16 e 17 de dezembro de 2017, antecipa “céu limpo” na generalidade das regiões continentais mas fica o alerta para uma descida das temperaturas, que poderá rondar os entre seis e 10 graus Celsius. Para os Açores são antecipados “aguaceiros fracos”. A Madeira pode esperar “céu muito nublado” nos próximos dias.

De acordo com informação dos meteorologistas Cristina Simões e Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, neste fim de semana, não é esperada chuva mas podem contar com uma “descida acentuada dos valores da temperatura mínima entre 6 a 10 graus”.

Atenção à massa de ar mais fria polar

Esta descida das temperaturas está relacionada, de acordo com o que adiantam os especialistas da meteorologia, com uma “massa de ar mais fria polar vinda de norte, associada a uma situação de pós-frontal.”

É provável a “formação de gelo em alguns locais do interior norte e centro”.

Quanto ao vento será “fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera céu “pouco nublado ou limpo”.

O vento será “em geral fraco predominando de nordeste.”.

Na zona sul, o IPMA antecipa céu “pouco nublado ou limpo”.

Quanto ao vento será “fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante norte”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores são antecipados períodos de “céu muito nublado com abertas” e “aguaceiros fracos” durante o final de semana.

Na Madeira, nos próximos dias, o IPMA antecipa “céu muito nublado” e “períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas vertentes norte e terras altas”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “noroeste com quatro a cinco metros, diminuindo
gradualmente para dois a três metros”. A temperatura da água do mar será entre “14/16ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste com um metro”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “18ºC”.

Em destaque

Subir