Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para este sábado

A previsão do estado do tempo neste sábado, dia 13 de janeiro de 2018, antecipa “precipitação, sob a forma de neve acima de 800/1000 metros no norte e centro” e uma “pequena subida da temperatura mínima”. Para os Açores antecipada “aguaceiros durante a tarde”. A Madeira pode esperar “céu muito nublado, com abertas a partir da manhã”.

De acordo com informação do meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, neste sábado, é esperado “céu muito nublado, com abertas a partir da manhã”, acompanhado de “períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros que serão mais frequentes no litoral norte e centro”.

Os especialistas da meteorologia antecipam ainda “pequena subida da temperatura mínima” e “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais”.

Quanto ao vento será “fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante sul, sendo moderado (25 a 35 km/h) no litoral oeste até final da manhã, e soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, tornando-se gradualmente do quadrante oeste”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera “períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros a partir do
meio da manhã”, com a “possibilidade de ocorrência de trovoada”.

Na zona sul, o IPMA antecipa cenário idêntico, com “períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros a partir do meio da manhã”, com a “possibilidade de ocorrência de trovoada”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores são antecipados “períodos de céu muito nublado com abertas” e “aguaceiros durante a tarde”.

Na Madeira, o IPMA antecipa a “céu muito nublado, com abertas a partir da manhã” e “períodos de chuva até ao início da manhã”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “oes-sudoeste com 1,5 a 2,5 metros, passando gradualmente a ondas de noroeste com três a 3,5 metro” a norte do Cabo Raso. A temperatura da água do mar será entre “14/15ºC”.

Na costa sul, haverá ondas “de sudoeste inferiores a um metro, aumentando para um a dois metros”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “15ºC”.

Em destaque

Subir