Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para o fim de semana

A previsão do estado do tempo para o fim de semana não antecipa, para este sábado, alterações significativas relativamente ao que se tem assistido nos últimos dias. No domingo, está prevista uma ligeira diminuição da intensidade do vento, enquanto que, na segunda-feira, a tendência será para uma subida dos valores da temperatura máxima. Veja o vídeo.

De acordo com informação da meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, no final de semana, está previsto “céu pouco nublado ou limpo”, ainda que, em alguns períodos, pode ser “temporariamente muito nublado por nuvens altas”.

O IPMA dá conta também da previsão, para sábado, de “vento fraco a moderado (até 25 km/h) de noroeste, soprando em especial durante a tarde moderado a forte (30 a 40 km/h) e por vezes com rajadas até 60 km/h no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas.”

No domingo, o vento será “em geral fraco de norte, tornando-se moderado (15 a 30 km/h) de noroeste a partir da tarde, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) por vezes com rajadas até 60 km/h, no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas”.

De resto, nas regiões do norte, o IPMA prevê “céu geralmente pouco nublado ou limpo”, acompanhado de “vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado (20 a 30 km/h) e por vezes com rajadas até 60 km/h”.

Nas regiões do sul, o IPMA espera também “céu geralmente pouco nublado ou limpo”, prevendo que o vento seja “moderado (20 a 30 km/h) de noroeste, soprando por vezes
moderado a forte (30 a 40 km/h) e com rajadas até 60 km/h.”

Madeira e Açores

Para a região dos Açores estão previstos “períodos de céu muito nublado com abertas”, mas também é espera queda de “aguaceiros fracos”, no final de semana.

Na Madeira, nos próximos dias, os especialistas do tempo antecipam “períodos de céu muito nublado” e “possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte da ilha da Madeira e nas terras altas”, além de uma “pequena descida da temperatura máxima”.

Para o fim de semana, o IPMA não prevê nenhuma situação meteorológica de risco.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental deverá ter “ondas de noroeste com 2,5 a três metros, diminuindo gradualmente para 2 a 2,5 metros” e a temperatura da água rondará os “15/16ºC”.

Na costa sul, ondas “de sudoeste com um metro”. A temperatura da água do mar rondará os “15/16ºC”.

Veja as previsões em vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=113612KMBO8R

Em destaque

Subir