Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para esta sexta-feira

A previsão do estado do tempo para esta sexta-feira, dia 15 de setembro de 2017, antecipa vento moderado a forte do quadrante norte e uma descida da temperatura mínima. O sol vai aparecer mas é necessário não se esquecer do casaco em casa.

De acordo com informação das meteorologistas Patrícia Gomes e Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta sexta-feira, está previsto “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Norte, em especial no interior e durante a tarde”.

O IPMA dá conta ainda da possibilidade de ocorrência de uma continuação de “descida de temperatura, em especial da máxima”, por causa de uma massa de ar polar que irá fazer cair as temperaturas em Portugal (ver aqui).

O vento será “moderado (20 a 30 km/h) de noroeste, soprando, em especial a partir da tarde, moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 75 km/h, no litoral oeste e forte (40 a 55 km/h), com rajadas até 85 km/h, nas terras altas”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera”céu pouco nublado ou limpo”, acompanhado “descida da temperatura mínima”. O vento será “moderado (20 a 30 km/h) de noroeste, soprando por vezes
moderado a forte (30 a 40 km/h), com rajadas até 65 km/h”.

Nas regiões do sul, o IPMA prevê “céu pouco nublado ou limpo”, acompanhado de uma “descida da temperatura, em especial a máxima”. O vento será “moderado (20 a 30 km/h) de noroeste, soprando por vezes moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 75 km/h, em especial a partir da tarde”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores, estão previstos “períodos de céu muito nublado com abertas” e possibilidade de “aguaceiros fracos”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira”, além da “possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte da ilha da Madeira e nas terras altas”. Os responsáveis do IPMA deixam ainda um aviso por causa de uma “pequena descida de temperatura, em especial da mínima”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental a norte do Cabo Raso deverá ter ondas de “de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, sendo 3,5 a 4 metros entre os cabos Carvoeiro e Raso até meio da manhã”.

Na costa ocidental a sul do Cabo Raso são esperadas “ondas de dois a 2,5 metros, aumentando para três a 3,5 metros”. A temperatura da água do mar rondará os “16/17ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste inferiores a um metro, aumentando para um e 1,5 metros”. A temperatura da água do mar a rondar os “20/22ºC”.

Em destaque

Subir