Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para domingo

A previsão do estado do tempo neste domingo, dia 10 de dezembro de 2017, antecipa “céu muito nublado” e “períodos de chuva”. É também esperada “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais”. Para os Açores existão previstos “períodos de céu muito nublado com boas abertas”. A Madeira pode esperar “períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos”.

De acordo com informação da meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, neste domingo, é esperado céu “em geral muito nublado”.

Os especialistas do tempo antecipam “períodos de chuva, em geral fraca, tornando-se moderada a forte para o final do dia”, e em especial no minho “a partir do meio da manhã”.

É ainda esperada uma “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais”

Quanto ao vento será “forte”, “nas terras altas” da região norte e centro, soprando a “(40 a 50 km/h) de sudoeste, com rajadas até 80 km/h, aumentando gradualmente para forte a muito forte (45 a 65 km/h) com rajadas até 120 km/h a partir do meio da manhã”.

Nas regiões do norte, o IPMA antecipa “períodos de chuva, sendo forte a partir do final da manhã”.

É ainda antecipada “neblina ou nevoeiro matinal”.

Na zona sul, o IPMA antecipa “períodos de chuva, sendo forte a partir do final da manhã” acompanhada de “neblina ou nevoeiro matinal”.

O vento será “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, tornando-se moderado a forte (30 a 50 km/h) de sudoeste com rajadas até 100 km/h, a partir do meio da tarde”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores, estão previstos “períodos de céu muito nublado com boas abertas” e “aguaceiros fracos a partir da tarde”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “céu muito nublado” acompanhado de “períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “noroeste com dois a 2,5 metros, tornando-se gradualmente a partir da tarde ondas de sudoeste com quatro a seis metros”. A temperatura da água do mar será entre “14/15ºC”.

Na costa sul, haverá ondas “de sudoeste com um metro, aumentado para dois a três metros a partir do final da tarde”. A temperatura da água do mar deverá ser de “18ºC”.

Recorde-se que o IPMA alertou, este sábado, para a possibilidade de queda de neve em sete distritos de Portugal. A Proteção Civil aconselhou alguns cuidados às populações.

Em destaque

Subir