Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para o dia de Natal

A previsão do estado do tempo nesta segunda-feira, dia 25 de dezembro de 2017, antecipa “chuva passando a aguaceiros, intensificação do vento e queda de neve nas terras altas das regiões norte e centro”. Para os Açores são antecipados períodos de “céu muito nublado com abertas”. A Madeira pode esperar uma “pequena descida da temperatura mínima”.

De acordo com informação da meteorologista Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta segunda-feira, dia de Natal, é esperado “céu geralmente muito nublado”, acompanhado de “neblina ou nevoeiro matinal”.

É ainda esperada uma “pequena subida da temperatura mínima” e “queda de neve acima dos 1400 metros nas regiões norte e centro”.

Os especialistas do tempo também antecipam também “períodos de chuva fraca”, com “formação de gelo nas regiões do interior”

Quanto ao vento será “fraco a moderado do quadrante sul”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera céu “geralmente muito nublado”, com “períodos de chuva fraca, tornando-se temporariamente moderada a forte a partir da tarde e passando a aguaceiros”. Está também prevista uma “pequena subida da temperatura mínima”.

O vento será “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando temporariamente forte (até 40 km/h) a partir do final da tarde”.

Na zona sul, o IPMA antecipa um cenário semelhante ao do norte, com céu “geralmente muito nublado” e vento “fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), por vezes com rajadas até 70 km/h nas terras alturas a partir da tarde”.

São também antecipados “períodoos de chuva fraca, aumentando de intensidade e frequência a partir do meio da tarde, passando a aguaceiros pouco frequentes no fim do dia”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores são antecipados períodos de “céu muito nublado com boas abertas” e “vento nordeste fresco com rajadas até 50 km/h”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “períodos de céu muito nublado” acompanhado de “vento fraco (inferior a 15 km/h)”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental a norte do Cabo Carvoeiro terá ondas de “sudoeste com um a 1,5 metros, aumentando gradualmente para 1,5 a 2,5 metros e passando a ondas de noroeste a partir do fim da tarde”. A sul do Cabo Carvoeiro, haverão ondas “de noroeste com um metro, passando a ondas oeste com 1,5 a dois metros”. A temperatura da água do mar será entre “14/16ºC”.

Na costa sul, haverá ondas “de sueste inferiores a um metro, passando a ondas de sudoeste com um a um metro”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “17ºC”.

Em destaque

Subir