Nas Notícias

Meteorologia coloca oito distritos em alerta laranja devido ao frio

geloA vaga de frio que logo à noite vai atingir Portugal já levou o Instituto de Meteorologia a lançar o alerta laranja em oito distritos. É o segundo nível mais grave numa escala de quatro. Os restantes distritos foram colocados sobre alerta amarelo, um patamar inferior.

A vaga de frio que já provocou 89 mortos na Europa vai chegar a Portugal esta noite. As previsões ditavam uma descida média da temperatura em seis graus centígrados, mas o certo é que os efeitos já se estão a fazer sentir durante o dia. O território continental acordou com frio e o Instituto de Meteorologia colocou oito distritos em alerta laranja, o segundo mais grave, enquanto os restantes distritos do território continental ficaram em alerta amarelo, menos grave do que o laranja.

O Norte e o Interior foram, como habitual, os territórios mais afetados. Os distritos de Bragança, Braga, Vila Real, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Évora e Aveiro apresentam “uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, o que motivou a colocação em alerta laranja.

Amanhã a temperatura vai descer de forma mais acentuada, sobretudo em Bragança, onde pode descer aos sete graus Celsius negativos, e nas Penhas Douradas (-7ºC). Beja (-2ºC) e Porto (-1ºC) também ficarão com a temperatura ‘a negativo’, enquanto em Lisboa deverá ficar pelos 2ºC.

O Instituto de Meteorologia salienta ainda que as baixas temperaturas vão permanecer ao longo do fim de semana, esperando-se uma ligeira subida a partir de domingo.

Em destaque

Subir