Nas Notícias

Meteorologia: Aviso laranja nas costas norte e centro com ondulação de cinco metros

mau_tempo_1Seis distritos estão sob aviso laranja do Instituto de Meteorologia, que eleva o nível de alerta devido às ondas, que podem superar os cinco metros, em Portugal Continental. As zonas costeiras do norte (Viana do Castelo, Braga e Porto) e centro (Aveiro, Leiria e Coimbra) terão forte ondulação até às 6h00.

Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia (IM), as zonas costeiras do norte e do centro são desaconselhadas, em virtude da forte ondulação marítima, prevista para os dias de hoje e amanhã. As ondas devem atingir os 5,5 metros, em alguns distritos sob aviso laranja.

O alerta laranja está em vigor desde as 12h00 desta quarta-feira e prolonga-se até à madrugada de quinta-feira. São seis distritos neste quadro meteorológico: três no norte (Porto, Braga e Viana do Castelo) e outros tantos no centro (Aveiro, Leiria e Coimbra). O aviso laranja representa o segundo mais crítico, de uma escala que tem quatro níveis.

Outras regiões mais a sul do País, como Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, também estão apontadas pelo IM com aviso amarelo, terceiro nível, pelas mesmas razões: ondas fortes, mas entre quatro e 4,5 metros.

Com aviso amarelo, mas por outros motivos (queda de neve e precipitação forte) estão os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Braga, Guarda, Viana do Castelo, Porto e Castelo Branco. É esperada queda de neve apenas nas regiões com altitudes superiores a 1200 metros, de acordo com o IM. O mau tempo deve continuar amanhã.

Em destaque

Subir