Nas Notícias

Meteorologia: Aviso amarelo devido a chuvas e trovoadas em 13 distritos do continente

mau_tempo_1Mau tempo (chuvas e trovoadas) leva Instituto de Meteorologia a emitir um aviso amarelo para grande parte do território de Portugal Continental. Nesta quinta, 13 distritos terão aquele quadro meteorológico. O alerta amarelo estende-se até sábado, em seis distritos do continente. Maio e a primavera trouxeram as chuvas que escassearam no inverno.

O mau tempo está de regresso a Portugal Continental, nesta quinta-feira onde o azul do céu vai ser pintado de cinzento das nuvens. Granizo e trovoadas completam o cenário de inverno de uma primavera chuvosa, que levaram o Instituto de Meteorologia (IM) a definir um aviso amarelo em 13 distritos do país, alerta que permanece até às 18h00 de hoje em alguns dos distritos.

Deste modo, Bragança, Castelo Branco Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém e Viseu tem aviso amarelo até àquela hora. Já Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Viana do Castelo e Vila Real estão sob o mesmo alerta, mas que se prolonga até às 12h00 de sábado.

Estes treze distritos terão o mesmo quadro meteorológico, nesta quinta-feira, de acordo com o IM. O aviso amarelo surge em resultado do mau tempo, que nas terras altas e no interior do país vem acompanhado de baixas temperaturas.

Estas previsões meteorológicas surgem um dia depois de um fenómeno meteorológico (um minitornado) ter provocado um ferido ligeiro em Sesimbra. Ao longo de um quilómetro, os fortes ventos provocaram quedas de árvores e postes de eletricidade.

As chuvas e trovoadas previstas para esta quinta-feira em Portugal Continental, que suscitam este aviso amarelo, nada têm que ver com esse fenómeno atmosférico, mas ajudam a completar um quadro de um maio que se veste de inverno, depois de meses primaveris onde as chuvas escassearam naqueles distritos e em todo o território continental.

Em destaque

Subir