Tecnologia

Metade dos Lumias não vão receber o Windows 10 Mobile

windows_10_mobile_lumias

A Microsoft disponibilizou o Windows 10 Mobile no passado dia 17. No entanto, parece que a notícia não foi recebida da mesma forma por todos os utilizadores da plataforma da Microsoft.

Ao que parece, o problema da fragmentação de dispositivos conhecido no Android parece que também chegou à plataforma da Microsoft. Aparelhos mais antigos como o Lumia 520 ficaram de fora da lista de smartphones suportados para receber o Windows 10 Mobile.

O Lumia 520 é apenas um numa longa lista de smartphones que não deverão receber a versão mobile do Windows 10. Aparelhos como os Lumias 720, 820 e mesmo o 920, também não estão na lista de smartphones prontos a receber o Windows 10 Mobile.

Segundo informações da própria Microsoft, smartphones com 512MB de RAM e aparelhos com apenas 8GB de memória interna não teriam condições técnicas para receber o Windows 10 Mobile.

No entanto, aparelhos como o Lumia 920, por exemplo, que dispõe de 32GB de armazenamento, não estão legíveis na lista de aparelhos que estão a receber o Windows 10 Mobile. Apesar disso, qualquer utilizador de um destes smartphones pode ter acesso ao Windows 10 Mobile, através do programa Windows Insider.

Convém salientar que o programa Insider envia updates em fase de testes e que os mesmos podem conter alguns bugs, deixando, em alguns casos, os telefones com um fraco desempenho.

A Microsoft pode ter as suas justificações para não enviar o Windows 10 Mobile para aparelhos mais antigos e com um hardware mais fraco. Apesar disso, com ou sem razão a marca de Redmond será colada ao que o Android tem de pior, a fragmentação de dispositivos. Isto poderá levar cada vez mais utilizadores a adotar o sistema da Apple, que parece ser o único realmente fiável a longo prazo.

Em destaque

Subir